quinta-feira, 9 de abril de 2009

TCC para MONOGRAFIA


DATAS PARA ENTREGAR A MONOGRAFIA:

26, 27 E 29 DE ABRIL (2ª, TERÇA E 5ª FEIRA)



Contato:
educacaosustentavel@gmail.com

Fazer Monografia - segundo a ABNT













Educação SustentávelEvandro Brandão Barbosa
.O uso de fórmulas para resolver problemas sociais nem sempre resulta em sucesso. As fórmulas são mais apropriadas para solucionar problemas nas áreas da Química, Matemática, Física e tantas outras; porém, na área social, nem sempre são bem aplicáveis.

Em uma sociedade capitalista, como a amazonense, o social que interessa abordar é a Educação, não com o objetivo de buscar ou apresentar fórmulas, mas para compreendê-la na sua forma prática. Muito mais do que compreendida, a educação precisa ser praticada como meio mais competente para ampliar o nível de relacionamento com o mundo, incluindo a aprendizagem contínua capaz de colaborar com a conquista da cidadania, a capacidade de executar trabalho e gerar renda.
Então, não há fórmulas para dar início, desde criança, a um processo de educação contínua que cuida da formação humana, domínio de técnicas e capacitação profissional. Uma educação sustentável, porque sendo continuada, mantém-se responsável pelo desenvolvimento individual e social. Dessa maneira, o nível de crescimento de uma sociedade está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento de uma educação contextualizada, realizada a partir de compromisso entre todos os participantes.

Lugar de criança é na escola durante o dia; lugar de adulto que desdenhou a educação quando deveria desenvolvê-la, também é na escola, durante a noite. Lugar de adulto que sempre praticou a educação e ainda tem disposição para ampliar conhecimentos também é na escola, nos horários que sejam mais convenientes. Não há fórmulas. Mas, sem estudar e sem priorizar a educação não há chance para executar trabalho, gerar renda e ter condições de pagar pela satisfação de necessidades sociais e econômicas, sejam individuais, sejam dos familiares.

No Amazonas, ambiente propício para discutir a sustentabilidade do planeta e a biodiversidade regional, também é preciso praticar uma educação sustentável e esta não deve ser esperada como presente de governos municipal, estadual e federal; precisa ser compreendida e buscada pelos pais como principal recurso a ser preservado nas práticas da vida de seus filhos, cujo objetivo é proporcionar aprendizagens contínuas que melhoram a vida, pois cria as condições para melhor formação e maior capacidade para a realização de atividades de interesse das empresas. Essa é a estratégia para tornar-se responsável pela satisfação das suas próprias necessidades e da futura família; educação sustentável porque sustentará a vida adulta de homens e mulheres com o trabalho qualificado destes, sem a dependência da renda dos pais e dos parentes.

Assim, através do entendimento do que seja uma educação sustentável, descobre-se que o mundo não está preocupado com essa ou aquela pessoa, embora o mundo espere que cada pessoa faça muito por ele. Sendo assim, sabendo-se que a vocação ontológica do ser humano é querer ser mais, a educação ainda continua sendo a prática mais adequada para satisfazer tal vocação. E, nas sociedades capitalistas, além de ser mais é preciso também ser capaz de manter-se qualificado para trabalhar, ganhar dinheiro e participar da geração e do consumo dos bens e serviços. Daí, somente a educação continuada e contextualizada desenvolve a sustentabilidade de vida que toda pessoa precisa, por isso uma educação sustentável precisa ser construída. Uma educação resultante de ações de pais e filhos responsáveis, inter-relações pessoais de crescimento, interesse pelos estudos, pesquisas, conhecimento de Humanidades, ética e inovação tecnológica.

Portanto, é fundamental importar-se consigo mesmo inicialmente, para depois cuidar do mundo. É mais inteligente cuidar, primeiramente, da sustentabilidade individual, para depois discutir e cuidar da sustentabilidade do planeta, do seqüestro de carbono, da riqueza da biodiversidade regional. A sustentabilidade individual somente se realiza com educação sustentável. Não há fórmulas; não há mágicas. Há necessidade de estudar, não apenas para buscar conhecimentos e aprovação em avaliações escolares; estudar para aprender a se relacionar melhor com o mundo, participar do mercado de trabalho, receber dinheiro e elevar o padrão de vida.

A responsabilidade de pais, filhos, professores, diretores e governantes diante de uma educação sustentável é social. No entanto, diariamente, cada indivíduo deve praticar o querer ser mais, porque esta é a vocação ontológica do ser humano.

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